DESVER
FESTIVAL DE CINEMA UNIVERSITÁRIO
DE MATO GROSSO DO SUL
Rebatizado como Desver, o Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul ganha este ano a sua segunda edição. Em 2020, o festival toma de empréstimo não só o verso, mas também a imagem criada pelo poeta matogrossense Manoel de Barros: “Então era preciso desver o mundo para sair daquele lugar imensamente e sem lado”. O chamado a “desver o mundo” é reafirmado aqui através do cinema e norteia toda a nossa programação.
Em decorrência da pandemia, este ano o festival acontecerá online, de 23 a 25 de novembro, com toda a programação gratuita.
Centrada no curta-metragem, em 2020 a programação do festival se expandiu para além das produções universitárias. O Desver inclui, portanto, uma ampla seleta de curtas brasileiros incluídos nas mostras Panorama Curtas Nacionais 2019-2020, Mostra de Cinema Universitário, Curadoria Estudantil, assim como nas curadorias Desver o arquivo, voltada a filmes contemporâneos ligados à apropriação de imagens preexistentes, e a Mostra ASCURI de Cinema Indígena, retrospectiva com a produção recente da Associação Cultural dos Realizadores Indígenas do MS. Por fim, apresenta também duas mostras em homenagem aos convidados deste ano, Foco: Cao Guimarães e Foco: Filmes de Plástico.
Em paralelo às sessões de cinema, o Desver inclui ainda um debate sobre a produção audiovisual no MS e duas oficinas. Uma delas, “Ver é uma Fábula”, ministrada pelo artista e cineasta Cao Guimarães, irá refletir sobre processos criativos no limiar entre o cinema e as artes plásticas. Com produção intensa desde o final dos anos 1980, Cao tem suas obras em coleções prestigiadas como o como a Tate Modern (Reino Unido), o MoMA e o Museu Guggenheim (EUA), FondationCartier (França). A outra oficina, “2021: Como Produzir Cinema agora”, ministrada por Thiago Mâcedo Correia, discutirá as atuais possibilidades para a produção audiovisual no Brasil. Thiago é membro da Filmes de Plástico, importante produtora mineira cujos filmes já foram exibidos em alguns dos principais festivais do mundo, como Cannes, Rotterdam e Locarno. Ambas as oficinas são gratuitas e abertas ao público.
O Desver é uma produção do curso de Audiovisual da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O evento integra a programação do Festival Mais Cultura da UFMS.
Equipe
Coordenação: Rodrigo Sombra
Produção: Mateus Gomes Andrade e Maurílio Valle Correia Ribeiro
Curadoria: Rodrigo Sombra, Vitor Zan, Julio Bezerra, Alessandra Moura, Ana Letícia Moura e Felipe Ribeiro.
Design: Felipe Ribeiro
Redes Sociais: Felipe Ribeiro, Mateus Gomes Andrade e Maurílio Valle Correia Ribeiro
Vinheta oficial: Aram Amorim, João Gabriel Pelosi, Marco Antônio Bonatelli e Felipe Feitosa
Contato
Agradecimentos
Silvino Mendonça, Eduardo Escrivano, Marisa Mendonça, Daniela Giovana, Cao Guimarães, Bianca Machado, Marinete Pinheiro, Thiago Mâcedo Correia, Carlos Wagner Fonseca, Marcos André da Silva Cunha.